Resumo.
As exigências do mercado de trabalho na busca por profissionais com capacitação na solução de problemas, multifuncionais e com competência no uso da tecnologia e desenvolvimento de atividades em grupo, são elementos fundamentais para o sucesso profissional e social nos dias atuais. Neste contexto a automação de processos de manufatura contribui de forma eficaz no desenvolvimento destas competências nas diversas instituições de ensino. A automação deve ser apresentada aos aprendizes como ferramenta no processo ensino aprendizagem.Entretanto é preciso que existam equipamentos didáticos de fácil integração e utilização, na intenção de proporcionar o estudante à realidade da indústria. Este projeto propõe o desenvolvimento de um equipamento didático de simulação para alunos do Curso Técnico na intenção de estimular o jovem na busca pela solução de problemas,característica que o mercado de trabalho busca num bom profissional, aliado à sua capacidade de realizar trabalhos em grupo e autonomia nas tomadas de decisão. A proposta é um equipamento didático de simulação com hardware e software flexíveis e adaptáveis às necessidades dos estudantes no cumprimento do Plano de Curso e ao ambiente de ensino. Para tanto foram utilizadas diferentes tecnologias para aplicação no processo ensino aprendizagem, visando à total interligação das disciplinas e na integração dos conhecimentos adquiridos durante toda sua fase escolar. Palavras Chave: Equipamento didático, automação, processo ensino aprendizagem.